Tempestade de ideias

Lia Ernst Hans Gombrich. Encantado com Leonardo da Vinci, ao anoitecer de uma tarde amazônica. Absorto. Os olhos em “Estudos anatômicos”, laringe e perna, de 1510. Quanta perfeição! Pura arte e anatomia nunca vistas. A última ceia. Mona Lisa. Os olhos deslizam das páginas. À esquerda. Clarões, nuvens, luzes. Sinalizadores do pássaro de aço que da Vinci idealizara. Os olhos voltam-se para as páginas. Mona Lisa. Uma força me impele a erguer os olhos. Duas mãos estendidas por sobre a poltrona 10A chegam a me assustar. O sinal da presença humana tirou-me dos momentos de transe total nos quais vivia cada detalhe de Gombrich sobre da Vinci. A respiração oscilou o ritmo. Um rosto de menina surge entre aquelas mãos, na altura dos cotovelos, lança-me um sorriso terno, infantil e diz; “Tio, porque o senhor deixa aquilo aberto?” e dirige o braço direito para a janela da poltrona 11A na qual eu estava sentado. “É para olhar a nuvens e curtir essa sensação de liberdade”. Sorri. Ela sorriu. “Tomei um susto com as suas mãos”. Ela abriu ainda mais o sorriso. CONTINUA!

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Em ca(o)ntos

O livro EM CA(O)NTOS foi lançado em 1994 como parte das comemorações dos 20 anos de carreira literária do autor. O Blog Em Toques começa por ele a registrar a produção literária do professor Gilson Monteiro. A cada dia um dos roteiros que compõem o livro serão postados no Blog. Eis o texto de apresentação do livro:
“EM CA(O)NTOS traz textos inéditos do [Gilson Monteiro] que já conhecemos: mordaz, lírico e ousado. As situações retratadas neste livro oscilam entre o conto e a crônica, sem,entretanto, amarrarem-se em nenhuma destas formas. Ora são uma, ora são outra, podendo em qualquer dos casos ser ambas. Pois é exatamente dessa dualidade formal deliberada que reside a ousadia do autor: no enxugar do texto, na adoção de uma linguagem cinematográfica, extremamente concisa, na qual uma palavra pode substituir toda uma sequencia, mantendo sempre o equilíbrio entre o lírico e o cruel cotidiano. Desta forma, EM CA(O)NTOS pode ser lido também como uma coletânea de roteiros de curtas-metragens, na melhor tradição que consagrou o mais importante contista brasileiro contemporâneo, o “vampiro” Dalton Travisan.”

"Zemaria Pinto, professor de Literatura e Poeta, na orelha, como apresentação do livro EM CA(O)NTOS, de Gilson Monteiro, lançado em 1994, em edição do próprio autor."

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