Tempestade de ideias

Lia Ernst Hans Gombrich. Encantado com Leonardo da Vinci, ao anoitecer de uma tarde amazônica. Absorto. Os olhos em “Estudos anatômicos”, laringe e perna, de 1510. Quanta perfeição! Pura arte e anatomia nunca vistas. A última ceia. Mona Lisa. Os olhos deslizam das páginas. À esquerda. Clarões, nuvens, luzes. Sinalizadores do pássaro de aço que da Vinci idealizara. Os olhos voltam-se para as páginas. Mona Lisa. Uma força me impele a erguer os olhos. Duas mãos estendidas por sobre a poltrona 10A chegam a me assustar. O sinal da presença humana tirou-me dos momentos de transe total nos quais vivia cada detalhe de Gombrich sobre da Vinci. A respiração oscilou o ritmo. Um rosto de menina surge entre aquelas mãos, na altura dos cotovelos, lança-me um sorriso terno, infantil e diz; “Tio, porque o senhor deixa aquilo aberto?” e dirige o braço direito para a janela da poltrona 11A na qual eu estava sentado. “É para olhar a nuvens e curtir essa sensação de liberdade”. Sorri. Ela sorriu. “Tomei um susto com as suas mãos”. Ela abriu ainda mais o sorriso. CONTINUA!

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

João Tubarão (Final)

A moça nem ligou. Ficou tomando seu banho de sol e entrando na água, quando bem tinha vontade.
- Fiquei esperando para ter a certeza de que o tal João Tubarão, que eu ouvira falar muito mas que nunca vira, apareceria em casa de um ataque. O Velho Gama - ele gostava de falar de si de forma impessoal - tomou uma cerveja e ficou esperando. Observava a menina como um caçador que espera sua presa. De repente, ouve o grito:
- Socorro, por favor, acudam-me. Aaaaaaaaaaaaaaa.......
- Vi uma mistura de água e sangue subir, junto com a maré. Como surgido do nada, aparece um homem baixo e gordo, daqueles entroncadinhos que ninguém dá nada por ele. Pula n’água, mergulha e atraca-se com o tubarão, que ainda estava na fase de limpar as presas, após o almoço. Parecia uma cena de filma. Nunca vi uma luta tão feroz. O homem atracou-se com o tubarão, deu-lhe uma chave-de-braço, com a mão esquerda na mandíbula inferior e a mão direita na mandíbula superior, não demorou dez minutos para matar o animal afogado.
- Seu Gama, isso é espantoso.
- E não parou por aí. O homem parecia ter sede de vingança. Pegou o tubarão pelo rabo e o arrastou para a areia da praia. Pôs o pé direito na parte inferior da boca do animal e começou a arrancar todas as tripas do bicho.
- Em plena praia de Copacabana, seu Gama.
- Ora se foi, meu filho. Quando olhei para trás, todo o povo que estava na praia antes do alarme gritava:
- É o João! João Tubarão! É o João! João Tubarão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário