Tempestade de ideias

Lia Ernst Hans Gombrich. Encantado com Leonardo da Vinci, ao anoitecer de uma tarde amazônica. Absorto. Os olhos em “Estudos anatômicos”, laringe e perna, de 1510. Quanta perfeição! Pura arte e anatomia nunca vistas. A última ceia. Mona Lisa. Os olhos deslizam das páginas. À esquerda. Clarões, nuvens, luzes. Sinalizadores do pássaro de aço que da Vinci idealizara. Os olhos voltam-se para as páginas. Mona Lisa. Uma força me impele a erguer os olhos. Duas mãos estendidas por sobre a poltrona 10A chegam a me assustar. O sinal da presença humana tirou-me dos momentos de transe total nos quais vivia cada detalhe de Gombrich sobre da Vinci. A respiração oscilou o ritmo. Um rosto de menina surge entre aquelas mãos, na altura dos cotovelos, lança-me um sorriso terno, infantil e diz; “Tio, porque o senhor deixa aquilo aberto?” e dirige o braço direito para a janela da poltrona 11A na qual eu estava sentado. “É para olhar a nuvens e curtir essa sensação de liberdade”. Sorri. Ela sorriu. “Tomei um susto com as suas mãos”. Ela abriu ainda mais o sorriso. CONTINUA!

sábado, 9 de outubro de 2010

Mundico das melancias (Final)

Chega o dia da eleição. Quem não ia ao fórum, acompanhava a apuração pela rádio A Voz da Cidade, do Floriano. Em casa, ficávamos acompanhando a apuração, de caneta na mão, contando os votos do tio Zé Vieira. Os votos que o papai tinha prometido ao Mundico, eram todos dele.
Terminada a apuração, começam os comentários. Nosso primo Dilson Tamburini, filho do tio Rinchote e da tia Olívia, não deixou de ser gozador até hoje. Todas a vezes que passava lá em casa, tirava um sarro de alguém.
- Paulo Guedes! Paulo Guedes! - ele gritava, à medida que ia entrando na casa. O coitado do Mundico das Melancias ganhou o que a Luzia ganhou na capoeira. Viu a contagem dos votos dele? Parece que o votos dele estavam sendo contados pelo porco.
- Como pelo porco, Dilson?
- Era só hum, hum, hum, hum.
- Rá, rá, rá, rá, rá, rá, ráááááááááááááááá’!
Todo mundo ria a valer quando, na esquina da rua, aprece o Mundico das Melancias, cabisbaixo.
- Parem de rir - gritou o papai - o Mundico vem aí.
Ele se aproximou. Ao ver aquelas quatro lindas crianças, brincando alegremente no terreiro, fez apenas um comentário:
- Fôrum esses os votu qui prometerum pra mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário