Tempestade de ideias

Lia Ernst Hans Gombrich. Encantado com Leonardo da Vinci, ao anoitecer de uma tarde amazônica. Absorto. Os olhos em “Estudos anatômicos”, laringe e perna, de 1510. Quanta perfeição! Pura arte e anatomia nunca vistas. A última ceia. Mona Lisa. Os olhos deslizam das páginas. À esquerda. Clarões, nuvens, luzes. Sinalizadores do pássaro de aço que da Vinci idealizara. Os olhos voltam-se para as páginas. Mona Lisa. Uma força me impele a erguer os olhos. Duas mãos estendidas por sobre a poltrona 10A chegam a me assustar. O sinal da presença humana tirou-me dos momentos de transe total nos quais vivia cada detalhe de Gombrich sobre da Vinci. A respiração oscilou o ritmo. Um rosto de menina surge entre aquelas mãos, na altura dos cotovelos, lança-me um sorriso terno, infantil e diz; “Tio, porque o senhor deixa aquilo aberto?” e dirige o braço direito para a janela da poltrona 11A na qual eu estava sentado. “É para olhar a nuvens e curtir essa sensação de liberdade”. Sorri. Ela sorriu. “Tomei um susto com as suas mãos”. Ela abriu ainda mais o sorriso. CONTINUA!

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Mundico das melancias (Segunda parte)

- Olha lá heim Paulo. Vou fazer espera na boca da urna pra vê se votarum em mim mermo. Déci as seis que eu pagu.
O que o Mundico não sabia era que, dos seis votos prometidos, quatro não seriam dele tão cedo. Nós gostávamos dos comícios. Toda eleição era uma festa. A diversão das crianças do lugar era ouvir os discursos inflamados dos candidatos. Naquele dia, fomos especialmente para ouvir a fala do “nosso” candidato.
- Amigos de Sena Madureira. Essis cara que ficum dizenu qui eu num tenhu curtura pra ser viriador diviam de mi isquecer, pois quem tem cu pra batucada é saracura.
- Muito bem! Já ganhou! Viva! Mundico, Mundico!
A multidão dava corda e Mundico se empolgava.
- Brigadu, brigadu. E tem mais. Garantu pra ocês que, se eleito for, ninguém, mars ninhum tantinho de gente vai mais durmir em cama de pau duro.
- Ôba! Já ganhou! Já ganhou! Já ganhou!

Nenhum comentário:

Postar um comentário