Tempestade de ideias

Lia Ernst Hans Gombrich. Encantado com Leonardo da Vinci, ao anoitecer de uma tarde amazônica. Absorto. Os olhos em “Estudos anatômicos”, laringe e perna, de 1510. Quanta perfeição! Pura arte e anatomia nunca vistas. A última ceia. Mona Lisa. Os olhos deslizam das páginas. À esquerda. Clarões, nuvens, luzes. Sinalizadores do pássaro de aço que da Vinci idealizara. Os olhos voltam-se para as páginas. Mona Lisa. Uma força me impele a erguer os olhos. Duas mãos estendidas por sobre a poltrona 10A chegam a me assustar. O sinal da presença humana tirou-me dos momentos de transe total nos quais vivia cada detalhe de Gombrich sobre da Vinci. A respiração oscilou o ritmo. Um rosto de menina surge entre aquelas mãos, na altura dos cotovelos, lança-me um sorriso terno, infantil e diz; “Tio, porque o senhor deixa aquilo aberto?” e dirige o braço direito para a janela da poltrona 11A na qual eu estava sentado. “É para olhar a nuvens e curtir essa sensação de liberdade”. Sorri. Ela sorriu. “Tomei um susto com as suas mãos”. Ela abriu ainda mais o sorriso. CONTINUA!

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Noite de terror (Primeira parte)

Quando eu tinha por volta de 13 anos, a agitação dos comícios era nossa maior diversão. Eu, Besouro, Fidelis, Gilmar, Gilberto, Marco Sampaio, Chico. A turma toda ia admirar o discurso dos políticos. Conhecida por ser um reduto de vitórias do MDB, a cidade, considerada município de Segurança Nacional, conheceu a democracia mais tarde que as outras. Os prefeitos eram sempre nomeados pelos homens fortes do regime e eram da Arena.
Era época de eleição para o Senado. Oscar Passos não perdia uma. Naquela vez, porém, o prefeito da cidade, um arenista metido a vencedor, resolveu fazer um comício do “outro lado”, como era conhecido o segundo distrito da cidade. Nem lembro se a intenção era eleger Jorge Kalume.
O comício foi badalado em todo o Estado. No dia do acontecimento, lá estava eu para acompanhar os fatos. Renomados políticos do Estado se fizeram presente. Era um amontoado de deputados federais, estaduais, prefeito e o governador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário